A emoção

De encontro com as praias brasileiras nasceu um amor à primeira vista, que parece não ter fim.
O desejo de fixá-las em tela surgiu há muito tempo, mas apenas alguns anos atrás encostei as tintas a óleo e, depois de muita experimentação, cheguei a desenvolver uma técnica que permite essa façanha e que venho aprimorando desde então. Agora posso levar a praia para casa.
Chamei meu trabalho de EcoArte (com relação à ecologia) e instalei o Projeto EcoArte na minha galeria em São Paulo, onde apresento as obras criadas no meu atelier em Boituva, no interior do estado.
Há mais de vinte anos visito regularmente a Amazônia, de onde trago a finíssima areia branca e cintilante das margens da ilha que o rio negro descobre quando suas águas baixam.
Minha fonte principal de inspiração e pesquisa são as praias do litoral norte de São Paulo e do Paraná, onde recolho a maior parte das conchas e outros materiais que uso nos meus trabalhos.

A Técnica

A EcoArte surgiu da paixão que tenho da natureza, e da vontade de viver perto dela a todo o momento.
Minha técnica é inédita, só minha, e pode variar com as necessidades de obra.
Empresta algo da pintura, algo do mosaico e algo da colagem, usando como base uma massa de confecção própria, permanecendo, porém, suficientemente elástica para evitar rachaduras, já que a tela não é rígida.
Meus quadros unem elementos naturais das mais variadas proveniências, realçando sua estética peculiar às formas conjuntas harmoniosas.
O encontro de diferentes tipos de areia e de terra com pedras inteiras, texturizadas ou pulverizadas, conchas, madeira, semente e folhas dá origem à superfícies plásticas, que pretendem satisfazer tanto à visão quanto ao tato.

A idéia


A EcoArte não é figurativa, nem abstrata.
Sua expectativa é evocar a lembrança de uma impressão, de um momento de felicidade vivido numa praia, numa floresta ou no campo, que ficou no subconsciente até materializar sob forma de arte.
Utiliza os elementos da natureza para gravar a recordação de sentimentos e emoções muito pessoais, que acompanham as experiências físicas, objetivas.
Inspirada pelo meio ambiente que nos cerca, a EcoArte tende a ser o retrato de uma vivência subjetiva desta realidade.

http://www.ecoarte.art.br
Resolução mínima 800x600. © Copyright 2002